Como fazer um mangà

 Como fazer um manga. 

Para um bom mangá ser escrito ele precisa de uma boa história, um ambiente e uma época onde a história acontece e personagens que fazem parte desta história. 
    Vamos por partes.

A HISTÓRIA


Como em qualquer filme, uma história deve ter começo, meio e fim.
   
O começo da história se baseia na introdução dos personagens e de suas personalidades. Um problema irá aparecer na história e os personagens principais deverão resolvê-lo.
   
A parte do meio da história é "como" os personagens resolverão o problema. Nesta etapa, os personagens deverão enfrentar desafios e se tornarem mais fortes.
   
A parte final é quando o problema será ou não resolvido e quando os segredos da história serão revelados. 
  
Evite criar uma história muito complicada, prefira uma história simples para que o leitor não se canse na hora de ler. 
A história deve chamar a atenção de quem lê, por isso coloque nela enigmas, segredos e mistérios, que fará o leitor querer saber o que vai acontecer no final.
Cuidado para não se perder , se um fato importante aconteceu no começo da história, lembre-se de fazer este fato reaparecer mais tarde por meio de um "flashback".

  PERSONAGENS

Os personagens são muito importantes porque podem salvar um mangá que não tenha uma boa história. Eles devem, assim como a história, chamar a atenção do público, por meio de seu visual ou por meio de suas ações. Preste muita atenção na hora de criar um personagem, pois o ambiente em que ele está pode influenciá-lo. Por exemplo, se é um ambiente de guerra, o personagem pode se tornar agressivo.

   O PERSONAGEM PRINCIPAL

Ele é o centro de tudo. É importante que ele tenha um objetivo a cumprir ou um sonho a realizar. Ele não precisa ser muito poderoso, ou tudo perde a graça. O importante para o personagem principal é que ele se desenvolva durante a história, que se torne mais forte aprendendo técnicas novas vencendo desafios e que no fim consiga realizar o seu sonho ou objetivo. Ele deve ficar mais forte não apenas fisicamente, mas também mentalmente.
Faça o possível para combinar o personagem principal com a história. Se o personagem é sério e triste, ele não combinará com uma história de comédia.  Uma história de ação requer força física enquanto uma de raciocínio requer inteligência.
Lembre de concordar os atos do personagem com a sua personalidade. Uma pessoa muito séria não sairia por aí contando piadas...  

Heero Yuy, de Gundam Wing
Yami Yugi, de Yugioh
Exemplos de personagens principais já existentes acima.

  O VILÃO 
Ulquiorra (de Bleach)
Antes de tudo, um vilão precisa ter muitas vantagens contra o personagem principal, como por exemplo: grandes poderes, segredos, súditos que dariam problemas aos outros personagens, uma fortaleza impenetrável...
Se o vilão for vencido de um modo rápido e fácil demais, a história perde a graça.
Não se deve colocar apenas um vilão na história, mas outros antagonistas também devem fazer parte da trama, ou a história ficará muito concentrada em um ponto só.
Existem vários tipos de vilões:

* Aquele que é mau porque algo ruim aconteceu com ele ou com alguém que ele gosta no passado e ele quer vingança.

*Aquele que não sabe se está fazendo a coisa certa e pode passar para o lado do mocinho a qualquer momento.

*Aquele que na verdade é uma pessoa boa, mas está sendo manipulado a fazer o mal por algo ou alguém.

*Aquele que é malvado mesmo e fará de tudo para conseguir aquilo que ele quer.

É interessante quando o vilão possui uma grande rivalidade com o personagem principal e que no combate final ambos revelem os seus segredos.


Exemplo:
Itachi (de Naruto)

Personagens "ajudantes"
O personagem principal e o vilão não podem lutar um contra o outro sozinhos o tempo todo, ou a história fica chata e monótona.
Devem existir outros personagens, tanto no lado do mal quanto no lado do bem.
Muito cuidado na hora de criar os personagens ajudantes, eles podem ser fortes e legais, mas também podem acabar roubando a cena e se tornando mais populares do que o próprio personagem principal. Se isso acontecer, você terá que dar mais espaço para este personagem e isso poderá sair do tema da história principal. Os personagens ajudantes não servem apenas para apoiar os protagonistas nos momentos mais difíceis, eles possuem os seus sonhos e objetivos e também devem se tornar  mais poderosos durante a história.

 Exemplo:

Joey (de Yugioh)

  Ambiente e  época

Existem muitos ambientes e épocas em que a sua história pode se passar: Medieval, velho oeste, cidade futurista, Japão feudal...com florestas, montanhas, um deserto cercado de prédios, castelos antigos...
Na hora de determinar a época e o ambiente preste muita atenção. Se um personagem samurai participar de um cenário futurista, a história perde sentido e você terá que explicar o fato confuso e isso pode tornar uma história complicada e desagradável ao leitor. Também seria estranho do meio de prédios surgir uma floresta maravilhosa, a menos que você mais uma vez explique o motivo. Fazer uma história acontecer no mundo real de hoje é mais complicado, por exemplo: um policial não acharia normal ver um dragão no meio da rua...seria mais fácil usar um cenário fictício  aonde dragões são comuns e não causariam um impacto muito grande na lógica da história. 
Dégel de Saint Seiya
  Lembre-se de dar poderes e ataques bem legais para os personagens!
Quanto mais ataques diferentes e golpes inéditos melhor!

35 comentários:

  1. Bem legal as dicas...estou criando um mangá .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito massa, gostei! ^^

      Excluir
    2. você que esta anônimo tambem estou criando um mangá tenho apenas quatorse anos e não sei desenhar direito mais a historia é legal quem saiba depois você poste o nome do seu facebook e a foto e podemos conversar sobre isso :D Boa Sorte e pro dono do blog tambem valeu com isso me deu muitas ideias para mim continuar meu mangá valeu

      Excluir
    3. eu estou criando um mangá, eu tenho 11 anos

      e um manga de magia chamados de: "Super Star"



      Excluir
    4. eu tbm tenho 11 anos e to criando um chamado de pets fighter's

      Excluir
    5. È isso ai gente, aproveitem enquanto tem bastante tempo e desenhem bastante, aprendam bastante e fiquem de olha nos posts novos para pegarem dicas novas! Abraço!

      Excluir
    6. Tenho 12 anos e estou criando um manga com tres amigos, o nome do manga é "History of Gods" é muito boa a historia

      Excluir
    7. Que bom, anonimo. Espero que tudo saia como desejado na sua historia de manga.

      Excluir
  2. Caros Anon e lago gualberto
    Que bom que gostaram das dicas.

    ResponderExcluir
  3. cara com essa dicas eu vou fazer o manga
    da que a alguns anos. porque?.
    porque eu não tô conseguindo. por que meus desenhos não estão, no grau de desenho para um manga, mais eu tenho unha idéia
    boa mas eu não vou ficar falando disso aqui,
    gostei do site e das dicas dimais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu as dicas. Sobre habilidades em desenho, isso è algo se que obtèm com treinamento. Pouca gente nasce sabendo das coisas. Todo mundo pode desenhar, basta praticar e seguir as manhas :)

      Excluir
  4. Poxa to criando uma história , tava precisando de mais dicas obrigado pela ajuda... poxa o mangá que eu to criando ta até legal eu desenho desde seis aninhos considero meus desenhos de alto nível mais não sei como progredir ou seja ter sucesso se puder me ajudar de qualquer forma agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero poder ajudar com as postagens. Se tiver muitas duvidas, pesquise em outros sites tambem. Espero que aproveite este blog e consiga fazer otimos mangas.

      Excluir
  5. Amei essas dicas eu to fazendo um manga e me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. Eu estou criando um mangá, eu considero meus desenhos e história também. Apesar de nunca ter feito um curso (tenho 11 anos) o povo fala que eu desenho muito bem. Um dia ele vai ter muito sucesso (tô sonhando até como um anime...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Foi assim comigo tambèm quando eu tinha 10 para 11 anos. Continue treinando!

      Excluir
  7. Cara dicas incriveis bom estou começando hoje minha Historia do manga e quero jaber se eu não to fazendo errado em comesar a fazer a Historia primeiro para depois fazer os personagens e os lugares ja que eu sei desenhar se puderem me ajudar eu agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se voce esta começando agora, nao tenha medo de errar, manda a ver na historia e no personagens. Logo logo vai ver como evoluiu depressa!

      Excluir
  8. Oi adorei as dicas são óptimas tenho 15 anos e desenho desde que eu era pequeno mas nunca tinha desenhado mangá ate que eu comesei faz poco entao estou criando um mg mas não sei se vai ficar bom minha Historia que comesei a escrever ontem tem três personagens prinsipais eles ainda nao tem poderes mas ja sei quais seram seus poderes mas nao sei como poço falar que ganharam esses poderes se puderem ajudar vo agradese muito gostei dos comentarios de todos . Bom seria se algum de nos conseguise quem sabe levar o Brasil para um lugar de destaque entre os mais grandiosos animes de todos os tepos desejo os que começarem a criar um magá assim como eu estou começado muita sorte valeu gente espero ter ajudado e espero que vcis tambem possam me ajudar dando dicas ai valeu atodos valeu as dicas desse blog me ajudam e vão me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw, boa sorte vc tambem! eu tbm tenho uma historia mais nao tenho talento pra desenhar e eu vo mandar a historia pra o treasure month da jump!

      Excluir
    2. È isso ai gente, tem que ter vontade de fazer a coisa. Quanto mais se desenha melhor se fica nisso! Todos nos temos talento, basta termos força de vontade para despertà-lo! Nao foi facil para os maiores autores de manga tambem, aposto que eles começaram como nòs, mas com o tempo e treino ficaram feras, assim como voces tambem vao ficar um dia :)

      Excluir
  9. VLW mesmo pelas dicas,foram muito importantes para me ajudar a melhorar o meu mangá,sempre recebi elogios por minhas redações e historias,mas agora recebi até um convite pra publicar meu mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz em saber qu as dicas ajudaram! Boa sorte com o seu mangá.

      Excluir
  10. Então estou criando 3 mangás e tenho 17 anos desenhei todos os personagens, e essas dicas valeu muito a pena para complementar nas minhas histórias ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas! Aproveite bastante.

      Excluir
  11. eu tenho um sonho eu tenho meus personagens e um dia o meu sonho se realizara meu sonho e te um anime de sucesso como NARUTO CAVALEIROS DOS ZODÍACOS e outros

    ResponderExcluir
  12. To fazendo um aki, já tenho um resumo da história, já escrevi o primeiro capítulo, mas por enquanto os personagens secundários são desnecessários, só vou adicionar eles mais pra frente de uma maneira que não prejudique a história original.

    ResponderExcluir
  13. tou fazendo mais preciso de algumas pessoas pra mim ajudar, o titulo se chama
    Defenders of hell,conta sobre dois amigos que foram largados e cresceram juntos apesar que ele eram diferentes um era metade humano e metade demonio e o outro era humano....qualquer ajuda vou deixar meu face ethan scott green

    ResponderExcluir
  14. bom, tenho um mangá que ja foi aprovado por uma grafica aqui do estado .. comecei a desenhar com a idade de vocês (leitores do blog) hoje com 20 anos a brincadeira virou de gente grande
    e sobre o blog- legal as dicas basicas
    boa sorte ae

    ResponderExcluir